Personagem do meu TCC, O Circo.
Como todos os personagens desta história, ele não tem nome próprio, é definido pela sua função e condição.
Como disse em um post anterior, resolvi testar aquarela. Para minha surpresa, não gostei muito do resultado final dos testes que fiz, do jeito que a tinta mistura, entre outras coisas. Ainda não desisti de vez, mas percebi que a dinâmica do material não é exatamente minha praia, como é a da Janaina Tokitaka e da Julia Bax, por exemplo.
Resolvi tentar pintar usando Ecoline, material que usei há muitos anos atrás. Não sei se é pelo tempo que usei, se são as cores fortes ou a possibilidade de sobrepor cores de um modo que não consegui com aquarela, mas o fato é que me apaixonei novamente. Para as cores, usei um tutorial fantástico.
Clique aqui para ver o tutorial (inglês).
Ele diz que você deve primeiro pensar no contraste das sombras do desenho; na dúvida, opte por usar só 3 cores e brincar com a proporção do quanto cada uma deve ocupar. Acabei pegando amarelo, roxo e laranja, e experimentei com os tons dentro dessa gama.
Eu tinha fotos do processo todo do desenho, acabei de descobrir que apaguei tudo da câmera. Aqui vai uma descrição rápida do processo:
1) Rascunho em um sulfite A4;
2) Estudo de sombras em cima do rascunho com canetas hidrocor cinzas;
3) Transferi o rascunho para uma folha de papel especial para aquarelas através da mesa de luz (vulgo "mesa da cozinha");
4) Quando as cores estavam prontas, tirei uma foto em preto-e-branco para conferir se o contraste estava bom. Veja que o contraste da primeira imagem entre os cinzas não está forte, está tudo muito igual. Sendo assim, carreguei mais nos tons de roxo e nas sombras.
5) Ta-da! Bem melhor.
Semana que vem posto o outro desenho com aquarela também.
Obrigada pela visita!
1 Survivor(s):
Fiquei com vontade de ler seu TCC!
Muito bom o desenho! Quando vi pensei que era pintura digital - haha!
Legal também saber como fez!
Achei interessante! :)
Postar um comentário