22 de maio de 2012

Palhaço Hidrocéfalo

Personagem do meu TCC, O Circo.
Como todos os personagens desta história, ele não tem nome próprio, é definido pela sua função e condição.

Como disse em um post anterior, resolvi testar aquarela. Para minha surpresa, não gostei muito do resultado final dos testes que fiz, do jeito que a tinta mistura, entre outras coisas. Ainda não desisti de vez, mas percebi que a dinâmica do material não é exatamente minha praia, como é a da Janaina Tokitaka e da Julia Bax, por exemplo.

Resolvi tentar pintar usando Ecoline, material que usei há muitos anos atrás. Não sei se é pelo tempo que usei, se são as cores fortes ou a possibilidade de sobrepor cores de um modo que não consegui com aquarela, mas o fato é que me apaixonei novamente. Para as cores, usei um tutorial fantástico.

Clique aqui para ver o tutorial (inglês).

Ele diz que você deve primeiro pensar no contraste das sombras do desenho; na dúvida, opte por usar só 3 cores e brincar com a proporção do quanto cada uma deve ocupar. Acabei pegando amarelo, roxo e laranja, e experimentei com os tons dentro dessa gama.

Eu tinha fotos do processo todo do desenho, acabei de descobrir que apaguei tudo da câmera.  Aqui vai uma descrição rápida do processo:

1) Rascunho em um sulfite A4;

2) Estudo de sombras em cima do rascunho com canetas hidrocor cinzas;

3) Transferi o rascunho para uma folha de papel especial para aquarelas através da mesa de luz (vulgo "mesa da cozinha");

4) Quando as cores estavam prontas, tirei uma foto em preto-e-branco para conferir se o contraste estava bom. Veja que o contraste da primeira imagem entre os cinzas não está forte, está tudo muito igual. Sendo assim, carreguei mais nos tons de roxo e nas sombras.



5) Ta-da! Bem melhor.

Semana que vem posto o outro desenho com aquarela também.
Obrigada pela visita!

1 Survivor(s):

Jücca de Melo disse...

Fiquei com vontade de ler seu TCC!

Muito bom o desenho! Quando vi pensei que era pintura digital - haha!
Legal também saber como fez!
Achei interessante! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...