7 de agosto de 2008

Warhol + Cores

Éééé tenso, não posto nada aqui há 1 mês. MAS foram férias etc etc...
Mentira: isto foi a mais pura preguiça, peço desculpas aos que aqui (ainda) visitam.

Tive algumas idéias birutas e no meio da viagem fiquei refletindo sobre uma aula que tive com o professor Tadeu Chiarelli a respeito da obra do Warhol. Ele comentou sobre como o peso da idade reflete na obra de muitoas artistas, e nas do Warhol é bizarramente clara a influência (pra pior, arriscaria dizer).

Num intervalo de trabalhos de hoje, fiz o retrato dele em 2 horas. O colorido também foi em 2 horas. Tudo é beeem simples, mas o que sempre pega é "qual versão deve ser a oficial?", aí eu fico pelo menos 1 hora testando inúmeros esquemas de cores. Nunca me dou por satisfeita, pergunto pra todos da família e não tem jeito: prefiro todas.



Material: folha sulfite amarela + lápis HB + pincel + nanquim + Photoshop 7.



Neste caso demorei mais pois sou extremamente chata (oh really?) com esquemas de cores & associações bizarras da minha mente. Por exemplo, o esquema verde ficava latejando "AH isto é tão anos 50/Esquemas de cores das aberturas do desenho da Pantera Cor de Rosa", enquanto o rosa + amarelo - além de ser uma combinação bizarra que a-do-ro - me falava "Olá, sou a Pakalolo dos anos 90".




---------------------

SIM, acreditem ou não, mas eu reparo em esquemas de cores de cada época/local/etc. Não que eu seja extremamente precisa e muito menos uma grande estudiosa, mas é assim desde mais nova. Cores em filmes então, nem se fala! Filmes de TERROR...aaaah meus amigos, dá até para te falar das tendências de cada década e ainda usar clipes
(musicais, não o acessório) como exemplo.

CLIPES também me chamam muito a atenção. Já vi vários clipes que não gosto da música só por causa do esquema de cores.

Eu odeio flash de câmeras fotográficas pq eles destroem toda a sutileza das luzes (e conseqüentemente as cores) do local.

Tive momentos delirantes & fantásticos no último Tomb Raider devido um dos Special Features, no qual mostram os cenários criados para que os designers/programadores estudassem a arquitetura e detalhes de cada região do planeta que apareceria no jogo. Caramba, quando vi a diferença de luminosidade entre o cenário do Egito e o da Grécia confesso que foi impossível conter a felicidade extrema ao constatar que eles pensaram sim em algo tão simples, mas que muitas vezes é ignorado pela maioria das pessoas.

Começei a jogar Shadow of Colossus adivinhem porque? Siiim, pq vi meu irmão jogando e fiquei "OH mas olhe essas cores!". Detonei Zelda: Ocarina of Time N vezes e sempre esperava o anoitecer no meio de Hyrule só para ver as diferenças de luz/cores que os caras criaram para cada período do dia.

...eu penso primeiro nas cores da história de uma HQ antes de criá-la, mesmo que ela vá ser preta-e-branca. Pois é.

---------------------

Perdoem a divagação.
Não, meu cérebro não é muito bem regulado.

Eu ainda uso trema. E detesto a reforma ortográfica.

Mais desenhos por vir.
bjundas a todos,

6 Survivor(s):

Anônimo disse...

Oh, mais uma coisa que eu não sabia sobre você. Luzes e cores acima de tudo... Vou tomar cuidado para deixar o flash da minha câmera sempre desligado, ok?
Ah, não sei se conta muito, mas nas cores do Andy, sendo o desenho da esquerda o 1, eu gostei mais nessa ordem: 1, 3 ,...,2. Os isso porque eu gostei bastante do primeiro, pois as linhas do rosto ficaram mais evidentes por conta da roupa escura, o que também acontece no 3, mas um pouquinho menos. Já o 2 perdeu muito comparado com os outros, pode ser só eu, mas ele parece mais jovem nesse desenho(só por causa das cores).
Você me conhece, então sabe que posso estar falando besteira.
Beijos

Jücca de Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jücca de Melo disse...

Também posso ESTAR FALANDO bobagem, mas prefiro o primeiro também. Tem mais contraste e deixa o desenho mais nítido.

Também uso trema ._.'

Parabéns pelos trabalhos! Muito bons!

P.S.:Foi eu quem você viu (provavelmente não se lembrou quem era e de onde era) na USP indo pra oficina da Tokitaka :)

Harriot disse...

o bichinho do arram pegou vc

Fer Fer Fer disse...

camila! vc tá desenhando cada vez melhor, faça o favor de ir tomar no meio do seu reto por causa disso. que saudade mugué!
(ahaha eu também ficava vadiando de ver o anoitecer/amanhecer do zelda...se bem q agora eu já nem lembro mais como era, tenho q parar de usar drogas : ( )

Tarcízio Silva disse...

Blog bem massa. E tuas ilustrações são ótimas, especialmente a do cabeçalho.

Dê uma olhada no meu blog, sobre design e comunicação visual:

www.imagem-papel-e-furia.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...